Peso da Biblioteca Ausente, 2021

Temporada de Projetos 2020

Paço das Artes, São Paulo, SP

Outros artistas participantes da Temporada de Projetos 2020: Amanda Mei, Ana Caroline de Lima, Bruno Faria, Fábio Menino, Fernando Soares, Gabriel Torggler, Higo Joseph, Rodrigo Linhares.

Durante a montagem da exposição, o MARP catalogava a biblioteca de Pedro Manuel Gismondi, que havia sido doada à instituição após sua morte. Na catalogação, foi constatado que menos de 5% dos livros do acervo haviam sido escritos por mulheres.

Aproveitando essa informação, Simone lançou a seguinte pergunta às artistas participantes da mostra: “Que livros de autoras mulheres são imprescindíveis?” e, com as respostas coletadas, criou uma biblioteca apenas de escritoras, ativada ao longo da exposição. Logo depois, estes mesmos livros foram infiltrados pela artista, clandestinamente, nas estantes do acervo bibliográfico de Pedro Manuel Gismondi.

Agora, a Biblioteca Ausente integra a exposição “Peso da Biblioteca Ausente” na Temporada de Projetos e pretende expandir essa biblioteca, lançando a mesma pergunta ao público: que livros de autoras mulheres são imprescindíveis?


lhttps://bibliotecaausente.wixsite.com/listadeautoras

#PaçoConversa, Simone Moraes bate papo com a artista Renata Cruz, 2021

Através da biblioteca , surgiu uma conversa sobre o desenho e a literatura. Falamos um pouco sobre, como nossas ações surgem da leitura de um livro e como finaliza um ciclo na feitura de uma publicação. Essa dinâmica acontece muitas vezes de maneira expandida. O desejo dessa conversa surgiu com a intenção de dispararmos olhares para essas práticas a partir da biblioteca e na feitura de livros.

Presente: conversa entre Simone Moraes e Lívia Aquino a partir da instalação, 2021

Durante a mostra foram feitas algumas ativações como a leitura em voz alta da artista Lívia Aquino, selecionou trechos onde a palavra presente sugere, situações nas quais as mulheres indígenas, negras e lgbtqia+s vivem em diferentes tempos, assim como fazem parte, podem ser vistas ou se encontram em algum lugar, assim faz surgir uma outra presença para as autoras que passam a fazer parte de uma biblioteca antes majoritariamente composta por autores homens.

link para acesso: 

https://www.instagram.com/p/CULqDJwBu8I/

#PaçoConversa, Simone Moraes bate papo com Nilton Campos, Galciani Neves e Larissa Souto, 2021

 

A conversa entre as instituições, MARP e Paço das Artes junto a Galciani Neves que acompanhou todo processo da residência na biblioteca e da videoinstalação no Paço, onde compartilharam os processos e descobertas que fizeram parte da experiência de desempacotar a biblioteca de Pedro Manuel-Gismondi. Como esse acontecimento produziu um ambiente de experimentação poética, de questionamentos institucionais, de relação com o público, tendo a arte e a literatura e seus atravessamentos como instâncias de discussão, sobre gênero, fazer artístico e
pensar o museu como lugar de leitura.


 

Paço comunidade| Integrando a programação da 11ª edição das Estéticas das Periferias o Paço Comunidade 2021 é o resultado da parceria entre o Paço das Artes e a ONG Ação Educativa associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos.


 A ação promovou uma visita mediada na instalação Peso da Biblioteca Ausente, no Paço das Artes, seguida de roda de conversa com escritoras Maria Vilani (Selo Capsartes - Grajaú), Raquel Almeida (Editora Elo da Corrente - Pirituba), Elizandra Souza (Edições Mjiba - Grajaú), Arlete Mendes (Vicença Editorial - Campo Limpo) e Dinha - Maria Nilda (Edições Me Parió Revolução - Jardim São Savério).


 

Publicações e textos sobre:

Entrevistas artistas Temporada de Projetos 2020

 

Caderno de entrevistas de críticos com os artistas participantes da Temporada de Projetos 2020: Amanda Mei (por Daniela Labra) Ana Caroline de Lima (por Hugo Fortes) Bruno Faria (por Fernanda Lopes) Fabio Menino (por Marcio Harum) Fernando Soares (por Paulo Gallina) Gabriel Torggler (por Nancy Bets) Higo Joseph (por Diego Matos) Rodrigo Linhares (por Raphael Fonseca) Simone Moraes (por Galciani Neves) 

Disponível em:

https://issuu.com/pacodasartes/docs/tp2020_artistas_entrevistas_issuu