Contraprova Vol. 2, 2015

Paço das Artes, São Paulo, SP

Outros artistas participantes: Alexandra Ungern-Sternberg, Amaryllis Norcia, Claudia Briza, Daniel Antônio, Erika Malzoni, Fábio Leão, Fabiola Chiminazzo, Jorge Medeiros, Larissa Jordan, Marcelo Barros, Marcelo Costa, Mari Nagem, Maristela Cabello, Miriam Bratfisch Santiago, Simone Cupello, Tchelo, Thiago Navas.

 Contraprova é uma exposição que nasce a partir do diálogo, da manifestação individual diante do coletivo. Um relato que prova a necessidade da troca, da conversa e da comunicação. Contraprova é a prova da possibilidade da junção de 37 artistas que não estão juntos por acaso. Estão sentados na mesma mesa par dividir. Em uma sala e em um jardim do Hermes Artes Visuais, um grupo de artistas em diferentes pontos de suas trajetórias se reúnem e aqui no Paço das Artes, mostram suas produções recentes.

  A exposição não foi criada ao redor de um tema. Se é errado dizer que trata-se de uma curadoria, ao mesmo tempo houve o cuidado em reunir trabalhos que criassem um diálogo comum em seus dois volumes distintos. A exposição Contraprova - Volume 01 enxerga o presente e o futuro, com trabalhos talvez que apontem para uma crítica do nosso mundo, um jeito peculiar de produção das obras, com materiais que são da realidade que nos circunda, anuncia suas questões urgentes e incontornáveis, colocando em pauta incômodos e nossa vontade de não nos conformarmos ao estabelecido. No Volume 02, os olhares se dirigem ao passado, numa tentativa ainda de deglutir o ocorrido e entender esse presente nos evocando uma memória pertencente ao inconsciente coletivo, ainda sob a tentativa de recuperar histórias

 Se nesta exposição as obras são contraprovas é porque antes de se estabelecerem como verdades se querem como resultado do diálogo. Dão a entender que são respostas a questões e que o processo se iniciou anteriormente e mais importante, não se encerra aqui.

Texto disponível em: 

https://www.jardimdohermes.com/exposicoes/contraprova-volume-dois