Herbário 

60 exsicatas expostas em 2 módulos de madeira, dobradiças de metal e rodas com trava

230 × 194 × 40 cm cada

2016-2017


 

Herbário

5’55”

Vídeo de registro da expedição, pesquisa, coleta e organização de espécies vegetais com Sandra Azevedo

2017

 


 

O projeto Herbário teve início em 2016, durante a Residência EAV Parque Lage, na Fazenda São João. Ao longo de muitas vivências, foram feitas coletas periódicas de ervas medicinais para conhecer as plantas da região e suas diversas propriedades. Esse processo contou com a colaboração de Sandra Azevedo, cozinheira da residência, e de demais artistas residentes. Vitor Keller, biólogo, colaborou com a catalogação e herborização.

 

Organizadas e preservadas com rigor científico, as plantas investigadas, que crescem a despeito do tráfego humano, se revelam no olhar do conhecimento popular como úteis, medicinais e apropriadas ao consumo. A pesquisa mobilizou uma equipe multidisciplinar, ações de coleta e conversas públicas.

Em novembro de 2017, foi lançada uma publicação em parceria com a Deep Editora, plataforma editorial vinculada à Residência São João, ambas criadas por Antonio Sobral. O livro reúne textos sobre a história dos herbários, colecionismo e preservação vegetal, instruções de como montar seu herbário e informação sobre 30 exsicatas de ervas medicinais, suas propriedades, usos, receitas que Sandra Azevedo havia adquirido ao longo da vida, além de métodos de preparos.

 

O vídeo Herbário documenta conversas sobre espécies vegetais, seus usos e propriedades, contadas por meio de histórias pessoais. Sandra Azevedo, cozinheira da Residência São João, discorre sobre as ervas cultivadas no local. Ela percorre o jardim e a horta da residência, mostrando suas ervas e contando sobre suas propriedades. 

Publicação Herbário 

----

 

1 Other books / Otros Libros Exhibición Internacional de Libros de Artista

Curadoria: Silvio de Gracia

2021

HOTEL DADA, Buenos Aires

 ​

Desabrochar de um modo ou de outro

Palacete 1922 (Jorge Lobato), Ribeirão Preto (SP)

Projeto realizado em parceria com o Museu de Arte Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Curadoria: Galciani Neves

Curadoria de programas públicos e do projeto educativo: Valquiria Prates

2018

Presença Permeável – Oficina Herbário de Ervas Medicinais

Colaboração: Victor Keller

2017

Praça das Artes, São Paulo (SP)