Publicações:

Projeto Biblioteca | Peso dos Livros |  Biblioteca Floresta, parte 2 | Inundação

Biblioteca Ausente

Biblioteca Floresta

Risco Palavra Risco

Base Móvel 

O Projeto Biblioteca, de Simone Moraes, ocorreu durante os anos de 2017, 2018 e 2019, quando a artista ficou em residência junto ao processo de inventário (cadastro, higienização e guarda) dos livros e dos documentos que compõem a Biblioteca Pedro Manuel-Gismondi, doada ao MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi). Durante esse tempo, a artista produziu alguns trabalhos que dialogavam com o contexto da biblioteca. As quatro publicações do Projeto Biblioteca são registros de ações performadas pela artista.

Peso dos Livros

Simone Moraes acolheu com seu corpo o peso dos 4.301 livros da Biblioteca Pedro Manuel-Gismondi. A ação foi realizada em abril de 2019 no espaço expositivo do MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

Biblioteca Floresta (parte2)

Ao longo de quase dois anos (2017-2019), Simone Moraes colecionou, durante

sua residência artística junto ao processo de inventário dos livros da Biblioteca Preto Pedro Manuel-Gismondi, que foi doada ao MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi), a primeira e a última palavra de cada um dos 4.301 livros do acervo. Cada uma das 4.301 duplas de palavras será plantada por Simone com uma muda de árvore em Padre Bernardo, cidade do interior de Goiás, formando, assim, a Biblioteca Floresta.

Inundação

Na madrugada do dia 13 de maio de 2019, Simone Moraes espalhou exemplares do livro "Água viva", de Clarice Lispector (publicado em 1973). Os 4.301 livros inundaram a Praça Carlos Gomes, a Praça XV de Novembro e o ponto de ônibus em frente ao MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi), e ficaram disponíveis ao gesto de cada leitora e leitor que se interessasse em lê-los, manuseá-los, levá-los consigo.

Biblioteca Ausente

Durante o processo de montagem da mostra "biblioteca: floresta", em fevereiro de 2018, no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi), Simone Moraes perguntou a cada artista participante: "Que livros de autoras mulheres são imprescindíveis?". A pergunta surgiu de uma instigante constatação: na Biblioteca Preto Pedro Manuel-Gismondi, menos de 5% dos livros são de autoras mulheres. Simone aglomerou os livros sugeridos pelas artistas e os infiltrou clandestinamente nas estantes da biblioteca.

Risco palavra risco

A publicação carrega a intenção de espalhar e compartilha as experiências vivenciadas pelo publico que visitou e participou do projeto risco palavra risco. A publicação é uma espécie de tradução dos momentos na forma de um convite a se aproximar do contexto de discussão e convívio e a revisitar os exercícios produzidos durante o tempo de duração das oficinas.

 

Curadoria e organização: Galciani Neves, Nilton Campos e Simone Moraes

Oficina-imersão com Galciani Neves, Renata Cruz, Nino Cais e Vitor Cesar

Basemóvel

publicação realizada pela exposição RISCO BASEMÓVEL LIVRO, que aconteceu de 15/02 a 10/04/2019 no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

Vitor Cesar com colaboração de Simone Moraes e Guilherme Pardini

Curadoria Galciani Neves

Herbário de Plantas Medicinais foi lançado em novembro de 2017 em parceria com a Deep Editora. O livro reúne textos sobre a história dos herbários, colecionismo e preservação vegetal, instruções de como montar seu herbário e informação sobre 30 exsicatas de ervas medicinais, suas propriedades, usos, receitas e métodos de preparo.

Projeto Editorial: Antonio Sobral, Marina Marchesan e Simone Moraes

Projeto Gráfico: Marina Marchesan

Textos: Antonio Sobral, Simone Moraes e Victor Keller

Ilustrações: Simone Moraes

design & desenvolvimento     pedro gallego