Registros: Filipe Berndt
Peso da Biblioteca Ausente
Videoinstalação
5’
2021
Peso da Biblioteca Ausente é uma videoinstalação que realizei no contexto da Temporada de projetos 2020 do Paço das Artes, constituída pelos trabalhos O peso dos livros (projeção em vídeo) e Biblioteca Ausente (coleção de livros de autoras mulheres). Os livros que constituem a Biblioteca Ausente foram reunidos por meio de doações e indicações do público visitante. Os volumes ficaram espalhados pelo chão do espaço expositivo do Paço das Artes e disponíveis ao público.
Peso da Biblioteca Ausente
Paço das Artes, São Paulo (SP)
Curadoria: Galciani Neves
2021
Ações de ativação:
15/09/2021 – Conversa entre Simone Moraes e a artista Renata Cruz sobre o encontro do desenho com a literatura.
29/09/2021 – Conversa entre Simone Moraes, Nilton Campos (diretor do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi) e Galciani Neves (curadora) e Larissa Souto (curadora do Paço das Artes). Nessa conversa foram compartilhados os processos e as descobertas da experiência de desempacotar, higienizar e catalogar a biblioteca de Pedro Manuel-Gismondi, doada ao MARP, processo de onde surgiu a Biblioteca Ausente. O encontro tratou de relações com o público, discussões sobre gênero e o museu como lugar de leitura.
04/11/2021 – Paço comunidade | Roda de conversa “O peso da biblioteca ausente – O lugar e o não lugar das mulheres na literatura”, com as escritoras Maria Vilani (Selo Capsartes – Grajaú), Raquel Almeida (Editora Elo da Corrente – Pirituba), Elizandra Souza (Edições Mjida – Grajaú), Arlete Mendes (Licença Editorial – Campo Limpo) e Dinha - Maria Nilda (Edições Me Parió Revolução – Jardim São Savério).
A ação integrou a programação da 11ª edição do Estéticas das Periferias. O “Paço Comunidade” 2021 foi resultado da parceria entre o Paço das Artes e a ONG Ação Educativa, associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos.